GUIA COMERCIAL


NOTÍCIAS DE CARCAVELOS E PAREDE

A escola onde ninguém chumba.

28-02-2015


No Agrupamento de Escolas de Carcavelos, o maior do concelho de Cascais, a regra é clara: "Aqui não se chumba", revela o diretor, Adelino Calado. No ensino básico, há casos de alunos que passam com negativa a várias disciplinas. "Se não comeram a sopa da primeira vez, não é por lhes servirmos uma segunda, exatamente igual, que vão passar a comer. A retenção não resolve o problema do insucesso", acredita Calado.

Em alternativa, os jovens com mais dificuldades são colocados em turmas mais pequenas, com mais professores, currículos adaptados e muitos apoios, até que consigam recuperar. É o exemplo do modelo defendido esta semana pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), semelhante ao que vigora em países como a Finlândia ou a Noruega.

Num parecer divulgado na última segunda-feira, este órgão consultivo do Ministério da Educação, presidido pelo ex-ministro David Justino, defendeu o fim das retenções. No país com a terceira maior taxa de chumbos da OCDE, a recomendação é polémica. Em Portugal, o chumbo é visto, tradicionalmente, como um ato de rigor e exigência.

Adelino Calado, que há 12 anos praticamente acabou com a retenção no Agrupamento de Carcavelos, contesta essa mentalidade. "O nosso modelo não é facilitista. Pelo contrário, é muito mais exigente para a escola, para os professores e para os alunos. Requer muito mais trabalho de todos." O CNE concorda: "A transição responsável de alunos com baixo rendimento escolar acarreta maior exigência, uma vez que pressupõe por parte de todos os intervenientes um esforço acrescido no desenvolvimento de estratégias e medidas de apoio e reforço das aprendizagens."

Nas escolas de Carcavelos, frequentadas por mais de 2000 alunos do 1º ao 12º ano, a regra de não chumbar ninguém permite "raríssimas exceções" - a taxa de retenção é de apenas 3%, a mais baixa do país, e muito próxima do zero no ensino básico. A medida é tomada apenas em último caso, somente por unanimidade do conselho de turma, e não depende do número de negativas, mas do perfil do estudante. "Em Portugal, o chumbo é encarado como um castigo para o aluno que não trabalha. Mas na maioria dos casos não funciona. O repetente vai para uma turma só com alunos mais novos, passa a ser o líder e não liga nenhuma às disciplinas porque já as teve no ano anterior", defende Adelino Calado.

Para evitar os chumbos, as dificuldades dos alunos são detetadas precocemente. No ano passado, por exemplo, a escola identificou 18 alunos do 4º ano que não sabiam o suficiente para passar para o 2º ciclo. Ainda assim, passaram. Foram colocados, todos juntos, numa turma do 5º ano onde não entrou mais ninguém e onde recebem um acompanhamento especial: têm três professores a Matemática, três a Português e dois a cada uma das restantes disciplinas. Os docentes a mais servem para ajudar a tirar dúvidas e dão apoio individualizado a cada aluno, quase como se fossem explicadores privados.


"Modelo deve ser replicado"
"No final deste ano, os que recuperarem totalmente vão para uma turma normal. Os que ainda tiverem dificuldades ficam com um currículo alternativo, com programas menos extensos a algumas disciplinas e uma vertente mais prática. Não deixamos ninguém para trás", explica o diretor, um dos 12 especialistas ouvidos pelo CNE.

A lei permite este tipo de medidas, mas raramente são postas em prática. Certo é que a estratégia tem dado frutos. No ano passado, o Agrupamento subiu 174 posições no ranking do secundário e ficou em 138º lugar entre mais de 500 escolas, com 10,85 valores, acima da média nacional. "O modelo está a ser testado há vários anos com bons resultados e deve ser replicado", considera o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Adalmiro da Fonseca.

O Conselho Nacional de Educação está longe de ser a única entidade a alertar para as consequências negativas da retenção e para os benefícios de acabar com ela ou, pelo menos, de a tornar residual. Já no ano passado, o Banco de Portugal (BdP) tinha defendido o mesmo. No estudo "Retenção Escolar no Ensino Básico em Portugal", publicado em junho no boletim económico do BdP, os investigadores Manuel Coutinho Pereira e Hugo Reis revelaram que os alunos portugueses que chumbaram no 1º e 2º ciclos "não retiraram qualquer benefício" de terem ficado retidos e obtiveram mesmo piores resultados no PISA - o maior estudo internacional de Educação, que compara as competências dos jovens de 15 anos em vários países - "do que teriam obtido se não tivessem repetido" o ano.

Por isso, os dois investigadores do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal concluíram que "a retenção numa fase inicial da vida escolar parece ser prejudicial para o desempenho educativo a longo prazo" e sublinharam que "poderá haver vantagem em substituir, em parte, esta prática por programas alternativos de apoio" aos estudantes com mais dificuldades.
Também a Comissão Europeia critica a "cultura da retenção" que diz ainda persistir em alguns países, nomeadamente Portugal, Espanha e Bélgica. Num relatório divulgado em 2011, a Eurydice (Rede de Informação sobre a Educação na Europa) conclui que o chumbo "deve ser suplantado por uma abordagem alternativa para responder às dificuldades de aprendizagem dos alunos".

Jorge Ramos do Ó, especialista em História e Psicologia da Educação, concorda: "Chumbar só serve para produzir culpa nos que reprovam, ao mesmo tempo que desresponsabiliza a escola." Mas o problema é mais vasto, diz. Para o investigador da Universidade de Lisboa, é o próprio modelo de ensino que promove o insucesso. "Estamos a preparar os alunos da mesma forma que preparávamos há 50 ou 100 anos, baseando o ensino exclusivamente na capacidade de reproduzir conteúdos, sem valorizar a criatividade ou a experimentação. Ensinamos tudo a todos da mesma maneira e ao mesmo tempo, o que já não faz qualquer sentido numa sociedade que entretanto mudou radicalmente."

Saiba mais pela fonte:

http://expresso.sapo.pt/a-escola-onde-ninguem-chumba=f912869



MAIS NOTÍCIAS SOBRE CARCAVELOS E PAREDE

FLOWER POWER FEST CASCAIS. 3, 4 e 5 de Agosto em Carcavelos!

Á conversa com Marta Dias Coelho (Organização Criativa)

"Concertos XXI"

Toda a História do Vinho de Carcavelos!

Praia de Carcavelos como nunca a Viu!

ESTÁ DE VOLTA O BOONMAN AIRSHOW!

O príncipe do reggae francês é a nova confirmação do MUSA CASCAIS 2017

THE SKATALITES confirmam presença no MUSA CASCAIS 2017

Recordando o encalhe do Navio " Santa Mafalda" ano de 1966

Ponto de Equilíbrio é a nova confirmação do MUSA CASCAIS 2017

LOMBOS CONQUISTA MEDALHA DE BRONZE no Europa Shield 2017.

Quinta dos Lombos conquista Taça da Federação

Adeptos do primeiro mergulho do ano foram a Carcavelos cumprir a tradição

CASCAIS WOMEN'S PRO - BILLABONG PRO CASCAIS

Torneio Prosonic Open 2016, Classe 5000, na Quinta dos Lombos Padel

Retirado canhão do século XVII do fundo do mar

Construção de ‘campus’ de Economia da Nova em Carcavelos arranca em Setembro

Mundialito Futebol de Praia em Carcavelos, Assista aos jogos

Festas de Carcavelos e Parede dias 21, 22 e 23 de Julho

FESTIVAL MUSA CASCAIS 2016

SUNSET BEACH COLOURS NA PRAIA DE CARCAVELOS

Carcavelos com resultados brilhantes na Suécia

R.I.P. PEDRO “BIRRO” CARDOSO

Marginal a Passo de Corrida, Cascais desafia população a praticar exercício físico

MUSA - PRIMEIRAS CONFIRMAÇÕES DO CARTAZ DE 2016

Ondas de gala permitem surf de excelência em Carcavelos

Carcavelos recebe Mundialito do Futebol de Praia.

A Equipa do Carcavelos.com deseja-lhe um Próspero 2016, Obrigado pelas suas visitas!

Natal de Rua em Carcavelos, dia 19 de Dezembro Carcavelos enche-se de espírito natalício e de actividades pelas ruas.

CORTA-MATO ESCOLAR DISPUTADO POR 1.500 ALUNOS A 16 DEZEMBRO CASCAIS

UM FIM DE SEMANA DINÂMICO E HARMONIOSO EM CASCAIS? ORA VEJA. AGENDA CASCAIS 7 E 8 DE NOVEMBRO.

MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA NO DIA MUNICIPAL DO BOMBEIRO EM CASCAIS

Elite Mundial do Surf em Cascais de 22 de Setembro a 31 de Outubro.

Cascais ( Carcavelos ) vai ter uma das melhores Universidades do Mundo.

Cascais Women’s Pro recebe tops do circuito mundial em Setembro

SURF PARA TODOS: VENHA PASSAR UM DIA FANTÁSTICO EM CARCAVELOS!

Câmara de Cascais decreta três dias de luto municipal pelo falecimento do Bombeiro José Moreira

Festas de Carcavelos 2015

Está a chegar FESTIVAL MUSA CASCAIS!

Construção de quase mil apartamentos frente à praia de Carcavelos em "stand-by"

Quinta dos Lombos conquista Taça de Portugal feminina

Festival Musa 2015

“Marginal a Passo de Corrida” celebra Dia Mundial da Atividade Física.

Carcavelos acolheu a segunda etapa do Circuito Regional da Grande Lisboa

BRUNO SANTOS: UM BRASILEIRO QUE AFINAL TEM SANGUE PORTUGUÊS

Sexta Feira é dia de ALLIANZ CAPÍTULO PERFEITO POWERED BY BILLABONG

FESTIVAL MUSA CASCAIS, Primeiras Confirmações do Cartaz de 2015

Campeonato Intersócios Júnior de Surf CRCQL anima praia de Carcavelos

Carcavelos Mergulha-se por um bom ano "com menos corrupção e impostos"

ALLIANZ VAI DAR O NOME AO CAPÍTULO PERFEITO NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS

Carcavelos, Feira e Mercado são agora dois em um inauguração após obras de requalilificação, 6 de Dezembro pelas 11H00

22 de Novembro revelados os 10 Projectos vencedores, Carcavelos ganhou 2!

Investigadores descobrem âncoras romanas no fundo do mar em Carcavelos

Oposição em Carcavelos e Parede apresenta queixa ao Ministério Público sobre plano de pormenor.

Propostas Marcas mundiais de surf querem reabilitar edifício em Carcavelos


Previsão Tempo para Carcavelos a 3 Dias


COM O APOIO DE:
SHALOUBA - BAR